Você é fofoqueiro ATIVO ou PASSIVO ???

Posted: 11 de agosto de 2011 by Rede de Adolescentes in Marcadores: , , , , , ,
0


Se tem algo que permeia as relações interpessoais, com o intuito de destruí-las é a chamada fofoca. Isso é uma desgraça que se alastra de forma estrondosa, corroendo e destruindo relacionamentos. Dentro da igreja não é diferente, afinal que espaço mais heterogêneo e diversificado! Com a pitada certa do diabo, a fofoca destrói casamentos, amizades, ministérios e afins com uma velocidade incrível!

É por isso que a Bíblia nos traz um padrão básico contra a Fofoca e suas fontes: Mateus 18:15.

Isso porque, na maioria das vezes,
um fofoqueiro sempre tem o intuito de “ajudar” a vítima difamada. “Estou preocupado com o que eu soube... Estou orando pelo irmão tal...” Essas e outras são desculpas para que a fofoca tome forma e comece seu trabalho de devastação. Fofoca, calúnia e difamação são problemas tão “corriqueiros; porém graves”, que nossa Legislação traz punições severas para quem praticas as tais.

Contudo, é fofoqueiro só que fala? E aquele que ouve? Aquele que presta seus ouvidos. Nisso temos que admitir: o ser humano tem curiosidade pela vida alheia. E principalmente nesse tempo presente, isso é perfeitamente evidente. A prova disso são os “Big Brothers”, onde milhões de pessoas param para vigiar a vida e passos alheios, comentando, avaliando e julgando”.

Quem se presta a fazer fofocas, ou não conhece ou ignora os preceitos bíblicos. Quem presta seu ouvido e não repreende tal atitude, alimentando e incitando direta ou indiretamente, torna-se “FOFOQUEIRO PASSIVO”. É como jogar gasolina numa labareda. Se Tiago cap. 3 nos mostra os malefícios que a língua pode causar, I Coríntios 5:11 e II Tess. 3:11-14 nos ensina a forma com a qual devemos lidar com esse tipo de pessoa.

Quando prestamos nossos ouvidos, seja por curiosidade ou por qualquer outro motivo, estamos pecando junto. Fugimos do padrão bíblico contra a fofoca, calúnia e difamação.



Preste-se a ouvir aquilo que vem do alto. Repreenda como nos ensina II Tes. 3:14 a esse irmão fofoqueiro.



Faça isso com firmeza, mas em amor. Fofoca é pecado.

 
 
Autor: Pr. Marcello Matias.

0 comentários:

:: Devocional ::

:: Seguidores ::