Música do ´´mundo´´- É pecado escutar?

Posted: 9 de agosto de 2010 by Rede de Adolescentes in Marcadores:
6


"Podemos curtir música secular?” “Deus se importa com isso?” “É pecado curtir música secular?”

Só para responder essas três perguntas rapidamente:

1. Pode-se curtir música secular. Pode se jogar na frente de um caminhão. Pode até ir para o inferno se quiser também (existe vida além do “pode ou não pode”).

2. Claro que Deus se importa com isso.

3. Não, não é pecado curtir música secular. Mas, também, não é pecado atravessar a rua de olhos fechados. Só que isso não é muito esperteza.

Primeiramente, não gosto de dizer se pode ou não pode, criando uma aparência de regras e correndo o risco de virar religioso. Acho muito raso e imaturo a atitude de querer colocar regras, poder ou não poder, em tudo. Existem muitas coisas nesta vida cristã que podemos fazer as quais não são muito boas ou não fazem nada por sua vida espiritual, mas, ao mesmo tempo não podemos dizer enfaticamente que são pecados.

Para mim, a música é uma dessas coisas. Curtindo música secular, em si, não levará ninguém pro inferno. Entretanto, não levará ninguém a ser mais íntimo com o Senhor. Pelo contrário, pode até te fazer esfriar na sua vida espiritual. A pergunta que eu sempre tenho é, “Porque os filhos de Deus querem curtir um som que não edifica ou glorifica a Deus, enquanto que tem sons feitos por Deus que fazem isso?”

"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Eu já li artigos pobres de pessoas que dizem que, pela razão de melhorar o seu talento dado por Deus, precisam curtir música secular. Tá legal. Deus te deu, mas o diabo vai te ajudar a aperfeiçoar. Faz muito sentido. Tanto quanto uma menina querendo assistir Carnaval na televisão para aprender novos passos pra usar na coreografia de sua igreja.

"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Eu até já li um cara que falou que não conhece nenhum pastor que não curta música secular. Será????? Eu conheço pelo menos um.

Sei que a música foi criada por Deus e não pelo o diabo. Mas, isso não é uma boa desculpa para se curtir música secular. Meu amigo, sexo foi criado por Deus e não pelo o diabo. Porém, isso não vai me justificar de alugar um filme pornográfico. Tá entendendo? Claro que Deus criou a música e é óbvio que o diabo a perverteu. Por isso, vou procurar a coisa do jeito que foi criado por Deus e não a perversão. Há uma diferença muito grande.

Se você enche a sua cabeça com as letras de músicas seculares, me diga que não vai ter efeito na sua vida. Claro que vai. Se você enche um copo com suco de laranja, cheio de suco de laranja será. E se você encher a sua mente com a porcaria do mundo, cheia de porcaria será. E isso fará efeito no seu relacionamento com Jesus.

Existe uma história de um menino que ia para a casa do seu coleguinha todo dia para brincar. Depois de um mês, a sua mãe perguntou:

“Como está o seu amigo?”
“Qual amigo?”
“Aquele com quem você brinca todo dia”.
“Ah, ele. Ele não é o meu amigo”.
“Mas, você brinca com ele todo dia. Como vai me dizer que ele não é o seu amigo?”
“Ele não é meu amigo. Eu só gosto dos seus brinquedos.”
“Então, deixe me entender, você vai para a casa dele todo dia para brincar com ele e os seus brinquedos, mas não gosta dele?”
“É. Mas, sabe, por mais tempo que gasto com ele, mais posso me dar bem com ele.”


E esse daí é o risco de curtir tempo com o diabo. Muitos de nós passamos um bom tempo brincando com os brinquedos dele, mas não o consideramos nosso amigo. Será? Será que não estamos aprendendo a tolerá-lo porque gostamos dos seus brinquedos. Eu não sei, mas não curto tempo com os meus inimigos.

Para ver quais são as prioridades de um homem, só tem que prestar atenção aonde ele gasta o seu dinheiro. Para saber quais são os amigos daquele homem, é só prestar atenção com quem ele curte tempo.

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)

A realidade é seguinte, Deus está levantando uma geração forte, ungida e separada. A força vem Dele. A unção vem Dele. Mas a decisão de se separar do mundo é sua. Você tem que decidir até que ponto quer ir com Ele. Não posso dizer que curtindo música secular vai destruir a sua vida espiritual, mas posso te garantir que não ajudará nem um pouco.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Vamos curtir tempo com a pureza e perfeição e não com a perversão. Vamos ser um povo separado e santo. Vamos ser radicais para que possamos ver resultados radicais. Vamos curtir tempo com Deus e não o diabo.
Rede de Adolescentes todos os Sábados às 17:30

6 comentários:

  1. Como todo blog, acredito que seja um espaço aberto para expormos nossas opniões sobre tudo, tudo mesmo... imagino que este aqui não seja diferente. Então, vamos lá:

    Curto música secular, sim... e muito. O motivo? Vários: são ótimas, são tocadas de maneira "fina", são muito bem produzidas, possuem excelentes arranjos, possuem letras que nos fazem refletir... e mais uma penca de coisas...

    Mas aí vc´s devem estar se eperguntando: "Pô, mas todas?? Já vi músicas que exaltam o diabo, que dão enfase às trevas!! Pode isso?"

    É verdade... existem bandas e cantores que compõem músicas e letras assim... mas a música é livre! Sabem por que?? Porque é ARTE! E toda arte é livre... e justamente por ser livre, é que podemos selecionar o que música queremos ouvir, da mesma maneira que selecionamos o filme que queremos assistir, o programa que queremos assistir na TV e tudo mais... simples assim. Óbviamente, eu jamais ouviria Marylin Manson ou Mercyful Fate por exemplo... mas curto U2 desde criança, assim como Simple Minds, A-Ha... a música é arte, senhores!! Assim como cinema, teatro, dança...

    Vale lembrar ainda que essa cultura de separar música secular e música gospel é brasileira... só existe aqui... por questões comerciais, principalmente... o mercado gospel no Brasil arrecada muita grana... então é uma enorme vantagem para as gravadoras e produtoras Gospel manterem esse mercado separado do secular...

    Resumindo: escuto música secular, mas sei escolher quais músicas eu ouço... assim como sei escolher os filmes, seriados e programas que assisto...

  1. Gustavo says:

    Como Todo Blog podemos expressar nossas opniões
    Vai a minha: Thiagão o que vc me diz de ir no show do Nx zero?? sem problemas só vou para curtir a musica(fina) quem gostar de musica eletronica Vá para a exentric mais só curta a musica por favor!! Se não é para Deus To Fora!!!!!

  1. Gustavo says:

    Pessoal reflita sobre isso e postem o que acham ok! Se a Musica Gospel Louvamos para adorar a Deus, a Musica secular cantamos para adorar a que?
    Me ajudem a entender este assunto conto com vcs!!!!

  1. Eu acho que tudo que não te edifica não é pra ser praticado, nesse caso escutado.
    Musica do mundo vai te edificar no seu ministério? na sua vida espiritual?
    Pra mim, o que não for pra Deus e somente para a honra e gloria dEle, é totalmente despresavél!

  1. jessica says:

    Booom,'
    o titulo começa com uma pergunta !!

    •Musica do mundo é pecado ?
    - Então responderei ao 'titulo'!!

    No meu Peniel, o pastor disse que ouvir musica do mundo dependendo de qual seja, naum é pecado naum'
    Poreém se naum te edifica naum seria bom ouvir!!
    - Pronto a pergunta esta respondida'

    Agora a mainha opnião é:
    Eu naum procuro colocar no youtube musica do mundo naum, mas as vezes quando esta tocando na radio ou em qualquer lugar' eu dou uma cantadinha sim naum vou mentir'
    Porém, como sei que naum vai me edificar eu nem procuro a escutar !!

  1. Anônimo says:

    Entao o que vcs fazem aqui usando a internet ? ela nao é de deus.. nao foi uma denominação cristã que a criou.. ela é obra de alguem DO MUNDO =O.

    entao: nao estudem em uma escola q nao seja cristã, nao comam nada que nao tenha sido cultivado / preparado por alguem que nao seja cristão, nao arranjem emprego em locais que nao sejam cristãos, não usem roupas, pois vcs nao sabem se quem as costurou foram pessoas cristãs.. vai que tudo isso aí foi oferecido ao Demo antes de chegar nas lojas e vcs comprarem ?? oops, comprar com que dinheiro, se dinheiro é o MAL do mundo. dinheiro é coisa do Demo. Nao toquem em dinheiro =O

:: Devocional ::

Receba postagens por e-mail

:: Seguidores ::