Dons e Ministérios :: Parte 3 ::

Posted: 8 de dezembro de 2010 by Du Andrade in Marcadores: , , , , , ,
0

Os Ministérios

A palavra ministério vem da palavra grega diakonia, que quer dizer SERVIR

MINISTÉRIO à vida de serviço na Igreja.

É quando Deus, em sua soberania, escolhe alguns homens para certas funções. Ele os chama e concede dons para um ministério específico. Este dom é uma graça (capacitação) que alguém recebe para desempenhar determinada função no corpo

Erradamente costuma-se usar o ministério da pessoa como um título para ela ( Pastor fulano , apóstolo fulano, etc. ). Mas os ministérios não são títulos, ou cargos e sim funções .

Outro erro comum é chamar de ministério determinados cargos dentro da igreja, por exemplo ministério da música, ministério de ação social, ministério da economia, ministério de oração ( orar é tarefa de todos e não função de alguns ). Não podemos confundir a função que a pessoa tem no corpo com a ocupação de um cargo em uma estrutura.

Os dons ministeriais

O texto de I Co 12:7-11 fala sobre os dons espirituais,
O texto de I Co 12:27-31 fala sobre os dons ministeriais

I Co 12:27-31
“Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os melhores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.”

• Os dons são dados a cada um de nós em situações específicas, visando edificação. Mas quando o Espírito começa a usar várias vezes o mesmo dom em uma pessoa isso se torna um ministério.

Os ministérios principais da Igreja

Ef 4:4-13
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

Quando este texto fala de mistérios está falando de pessoas levantadas por Deus para aperfeiçoar e edificar a Igreja levando-a a conhecer plenamente a Jesus até que ele volte.

Objetivos para com a igreja
• Aperfeiçoamento dos santos
• Edificação do corpo
• Unidade da fé
• Conhecimento de Cristo

Então, olhando para Ef 4:11 e 1Co 12:28 vemos que os ministérios principais da igreja são quatro: ( Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor/mestre).

O ministério de "pastor" não aparece em 1Co 12:28 pois ali os ministérios estão listados de acordo com os dons e pastor não é dom, é função.

Estes são os ministérios do Corpo de Cristo

APÓSTOLO

Apóstolo à enviado

• É aquele que lança os fundamentos da vida da Igreja. Trabalha edificando a Igreja nas suas bases. ( Ex.: Jamê , Marcos )

3 tipos de apóstolos
• Os 12 Apóstolos ( que estiveram com Jesus )
• Os apóstolos primitivos e fundadores da Igreja ( como Paulo e Barnabé )
• O ministério apostólico de caráter permanente ( que Cristo segue dando a igreja até que se completa a edificação de seu corpo )

Características
• Fundar Igrejas, evangelizar novas regiões.
• É um ministério que Deus levanta para trabalhar na base da vida da Igreja, nos princípios da vida da Igreja.
• Para restaurar princípios, manter a Igreja na base correta. ( fundamentação )
• Trabalha com princípios e não com práticas.
• As praticas variam de lugar para lugar, mas os princípios não.
• É a autoridade principal na estrutura da Igreja.
• Seu ministério é Translocal.

Por exemplo: Paulo ia para Corinto, pregava o evangelho, fazia discípulos, estabelecia presbíteros ( liderança ) e ia para outro lugar. Depois ele escrevia para eles e de vez em quando passava por lá para ver como as coisas estavam indo.


PROFETA

• É a aquele que aponta a direção para a Igreja.
• Enxerga onde a Igreja esta caminhando
• Para onde ela deve ir
• Tem a visão de Deus para encaminhar a Igreja.

( Não é adivinho, que prevê o futuro, nem determina passos práticos na vida individual dos cristãos )

É um canal de revelação de Deus para a igreja. Ajuda os santos a compreenderem o que foi revelado pelo Senhor.

O profeta pode ser movido mais em palavra de sabedoria, como Ágabo (At 11:27-30;21:10-11) ou em exortação, edificação e consolação, como no caso de Judas e Silas ( At 15:32 ).

EVANGELISTA

• É a pessoa que Deus usa para estender o alcance do evangelho e fazer com ele seja obedecido nas diferentes localidades.

As características deste ministério podem ser vistas nas vidas de Felipe e Timóteo
( At 21:8 2Tm 4:15 2Tm 1:6-8 1Tm 3:1-7 1Tm 4:6-13 At 8:12 )

Trabalha com a Igreja preparando o povo, evangelizando, batizando, ensinando a doutrina, estabelecendo presbíteros e corrigindo desvios.

Não é o homem que prega para uma multidão e converte todo mundo.

• Fazer discípulos é uma tarefa de todos os filhos de Deus. ( uma ordem de Jesus )
• Evangelista é aquele que traz a visão de Deus para a Igreja obedecer esta ordem.


PASTOR E MESTRE

Pastor e mestre são uma mesma função e ministério. O texto de Ef 4:11 diz: "...a outros pastores e mestres." e não "...a outros pastores e a outros mestres "

O termo pastor é uma expressão alegórica ( figurativa de pastor de ovelhas ) cuja correlação literal seria mestre. O pastor tem ovelhas, o mestre tem discípulos.

O dom que opera no pastor é o dom de mestre, por isso não aparece o ministério de pastor na lista de ministérios de 1Co 12:28 ( que é conforme os dons ).

Quem cuida de vidas também precisa saber ensiná-las. E se alguém ensina, ensina para edificação e prática.

• Todo pastor é mestre e todo mestre é pastor.

Como Pastor:

• É o que cuida de vidas. (apascenta)
• Tem aliança com o povo
• Toca nas vidas, apascenta.
• Está envolvido com o povo.

Pastor é uma função e não um cargo ou título. Por isso não precisamos falar : "pastor Fulano ". ( Não falamos pastor Jesus , mesmo ele sendo o Sumo Pastor )

Nós temos aqui muitos pastores. Todos aqueles que cuidam de vidas são pastores e mestres.

Como Mestre:

• É o que ensina a doutrina ( doutor ). Pega as verdades mais difíceis e complicadas e traz de maneira clara para a Igreja entender.

Presbíteros e Bispos

As palavras presbítero, ancião e bispo são usadas no N.T. como mesmo significado.
A palavra presbítero vem de presidir. Eles são responsáveis pelo governo e administração da igreja local. ( todo presbítero é pastor, mas nem todo pastor é presbítero )

Na bíblia, a igreja em uma localidade era governada por um conjunto de presbíteros (o presbitério). Com o tempo, o primeiro dos presbíteros passou a ser chama do de Bispo.

Diáconos: Colaboradores dos presbíteros nas diversas tarefas de administrar a igreja local.


Assim terminamos nossos estudos relacionados aos Dons e Ministérios!

Espero que possamos ter ajudado a enriquecer seu conhecimento e esclarecer dúvidas.

Grande Abraço!

Graça e Paz!

0 comentários:

:: Devocional ::

:: Seguidores ::