Convertido ou Convencido :: 2 Parte ::

Posted: 13 de novembro de 2010 by Rede de Adolescentes in Marcadores: , , , ,
0


:: Convertido ::

Conversão ou novo nascimento significa “volta”. Representa uma volta espiritual, voltar-se do pecado para Cristo. É aceitar a influencia de Deus em nossa vida e escolhas. Conversão é o ato de dar as costas para o pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé. A história de Nicodemos em João 3: 3 a 8 ilustra bem essa verdade.
Quero neste estudo destacar algumas características de um convertido:

1) Nova Natureza

Todo convertido tem algo característico que é a nova natureza. Mas o que é Nova Natureza? É a nova vida em Cristo, é uma nova maneira de pensar, é viver sob a influência de Deus em nossas escolhas. È ter o Espírito Santo habitando dentro de nós.
O convertido é normal, tem desejos, vontades e tentações, mas tem uma nova natureza dentro dele. O pecado, as tentações e os problemas continuam. Mas porque ele tem o Espírito Santo habitando dentro dele, tem condições para dizer não para o pecado.

A dependência de Jesus para ser salvo. João 1:12.

Somos salvos por causa de Cristo, Ele nos salvou e nos aceitou. A salvação veio pela graça de Deus e não pelo nosso esforço em ser aceito, pois assim nunca conseguiríamos nada. Deus pela sua misericórdia nos “resgatou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor”. É por isso que fomos salvos. Precisamos crer nesta verdade.

O arrependimento

É o aspecto prático da redenção. Trata-se de algo completamente diferente do remorso e de uma mudança aparente de vida. Arrepender-se implica em receber uma disposição totalmente nova que nos capacita a não viver mais na prática do pecado. O arrependimento é a única prova de que nascemos de novo. (Mateus. 3:8). Essa marca todo convertido tem. Quando você peca se arrepende.

O Arrependimento é um:

1- Entendimento intelectual (de que o pecado é errado);

2- Uma aprovação emocional dos ensinos das escrituras com relação ao pecado;

3- Decisão pessoal de afastar-se dele (renúncia ao pecado e uma decisão de abandoná-lo e levar uma vida de obediência a Cristo).
Um bom exemplo de um convertido é Zaqueu (Lucas. 19). Ele queria reparar o seu erro com as pessoas, e acertou tudo com todos aqueles que ele havia roubado.

Fome e sede por Deus (conhecimento da palavra de Deus e intimidade com Ele) - João 14:21

Todo convertido tem fome e sede de Deus. Ele busca a Deus através da oração e leitura da Sua Palavra. Existem muitos adolescentes que não lêem a Bíblia e nem oram. Se dissermos que amamos a Deus e o reconhecemos como Senhor e Salvador, uma ação natural é buscarmos conhecê-lo mais e mais.

Evangelizar e discipular

Outra atitude de um convertido é o fato de que ele tem prazer em evangelizar e discipular. Jesus disse aos seus discípulos: “ide e pregai o evangelho a toda criatura”Mc 16:15. Quando uma criança ganha um presente, o que normalmente acontece? Além de brincar com o presente, ela quer contar e mostrar para todos o que ganhou. Assim é um convertido, ele anuncia o maior milagre da sua vida, a salvação em Cristo.

O convertido procura a cada dia ser mais santo.

Uma atitude natural de todo convertido é a santificação. O convertido procura a cada dia ser mais santo. (II Co 3; 18, I Pedro 1:15). Alguém que se diz convertido não vive na prática do pecado.

Conclusão

Esta lição não tem o objetivo de acusar e nem ser usada para acusar. Mas através de uma reflexão da verdade bíblica levar você a se identificar como um convertido ou convencido. Ninguém além de você poderá chegar a essa conclusão.
Para alguns, talvez eu possa ter sido muito duro nas minhas palavras. Mas a verdade é que há muitos que se dizem convertidos, mas não são e passam anos dentro da igreja, sem mudança alguma.
Pense e peça a Deus para sondar seu coração e mostrar qual tem sido o caminho que você tem seguido.


Pastor Bruno Bacelar
Rede de Adolescentes Igreja Batista da Lagoinha
prbruno.bacelar@gmail.com

0 comentários:

:: Devocional ::

:: Seguidores ::