Perdão = Libertação
Posted: 3 de novembro de 2011 by Rede de Adolescentes in Marcadores: Artigo, Palavra, Reflexão, RelacionamentoPerdoa-nos os nossos pecados, pois também
perdoamos a todos que nos devem.”
(Lucas 11:4)
Quando perdoamos, libertamos a outra pessoa, da mesma forma como Deus nos liberta da vergonha e da culpa de nossos pecados. Ao perdoarmos, abrimos mão de nosso “direito” de nos vingar.
Às vezes, o pai de Alice chegava em casa bêbado e batia na filha. As surras só pararam quando a enfermeira do colégio de Alice viu as feridas e denunciou o pai. Um tio abusou várias vezes de Ingrid até que sua mãe descobriu e chamou a polícia. Mas, será mesmo que essas meninas devem perdoar as pessoas que abusaram delas? Acredite ou não, a resposta é sim.
Precisamos, contudo, entender o significado do perdão. Por mais que a maioria das vezes seja difícil, precisamos liberar perdão.
Perdoar não é:
Tapar o sol com a peneira e fingir que nada aconteceu.
Fazer de conta que a ofensa não foi séria.
Um atalho para nos livrarmos da dor.
Perdoar é:
Abrir mão da vingança.
Colocar a responsabilidade no devido lugar, ou seja, sobre os ombros da pessoa que nos feriu.
Entregar nossa dor a Deus para que ele comece o processo de cura.
Pode levar um bom tempo e talvez você precise de ajuda de outras pessoas, mas, para o seu próprio bem, perdoe a quem te ofendeu. Isso não significa que a pessoa não fez nada de errado. Ela ainda terá de arcar com as conseqüências dos seus atos. Se a pessoa desrespeitou a lei, talvez vá para a cadeia. Se lhe fez mal, talvez a pessoa tenha de ficar afastada de você até receber ajuda e melhorar. Perdoar alguém significa abrir mão do seu direito de revidar. Ao perdoar, você se liberta de toda a dor e amargura e deixa Deus lidar com a pessoa.
Por:
Beatriz Pinho, 15 anos,
pertence ao ministério de louvor Geração Kalebe
da Rede de Adolescentes.
O perdão não é um sentimento, mas é uma decisão. Se alguém está esperando sentir vontade de perdoar, vai esperar sentado e a vontade não virá. Deus te abençoe poderosamente Bia! (desculpe a intimidade)
Aliás, perdão é um MANDAMENTO!
"Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mat.7:2