Festa de Chanucá

Posted: 20 de dezembro de 2011 by Rede de Adolescentes in Marcadores: , , ,
0

 

Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação.” João 10:22



 Estamos novamente em Festa. É Chanucá! Você sabe o que se celebra nessa festa? Não é Natal, como muitos pensam, mas se celebra mais um milagre de Deus. Vamos conhecê-la?

Chanucá é uma festa judaica, também conhecida como o Festival das Luzes. Chanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração".

Essa festa não está relacionada às Festas Bíblicas citadas em Levítico 22:1-44, mas está escrita na história de Israel e, como vimos no texto de João 10:22, Jesus estava em Jerusalém e andava no templo quando se comemorava essa festa. E quando ela surgiu? Vamos ver um pouco da história de Israel.

Por volta do ano de 200 a.C., os judeus viviam como um povo autônomo na terra de Israel, que nessa época era controlada pelo rei da Síria. O povo judeu pagava impostos à Síria e aceitava sua autoridade legal, e eram absolutamente livres para seguir sua própria fé, manter seus empregos e se dedicar ao comércio.

Em 180 a.C., Antíoco IV Epifanes tornou-se rei e encontrou dificuldades para dominar completamente o povo judeu, e o modo mais prático para resolver isso era dominar de vez a região de Israel (mais precisamente a Judéia, ao Sul) impondo de maneira firme a cultura da Grécia sobre os judeus, eliminando, assim, aquilo que os unificava em qualquer lugar que estivessem: a Torá. O rei Antíoco ordenou que todos aqueles que estavam sob seu domínio (em específico Israel) abandonassem sua religião e seus costumes.

No caso dos pagãos, isso não era problema, mas no caso dos judeus isso não funcionou, ao menos em parte. Muitos judeus, principalmente os mais ricos, aderiram ao helenismo (cultura grega) e ficaram odiados e conhecidos pelos judeus mais pobres como "helenizantes", uma vez que ficavam tentando fazer a cabeça do resto dos judeus para também seguirem a cultura grega. Antíoco queria transformar Jerusalém em uma "pólis" (cidade) grega, e conseguiu.

Em 167 a.C., após acabar com uma revolta dos judeus de Jerusalém, Antíoco ordenou a construção de um altar para Zeus erguido no Templo, fazendo sacrifícios de animais imundos sobre o altar, e proibiu a Torá de ser lida e praticada, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.

Você pode imaginar como os judeus, que amavam ao Senhor, se sentiram? Foi quando um pequeno grupo de Judeus, liderados por um homem chamado Matatias e seus filhos, junto com um exército formado por camponeses, se levantaram e lutaram contra o rei Antíoco. Embora sendo um pequeno exército, eles eram corajosos, e, em 164 a.C., venceram o inimigo, libertaram Jerusalém e purificaram o templo.

Até aqui, viu-se a vitória do pequenino exército judeu; esse foi o primeiro milagre. O segundo milagre é mais sobrenatural e deu origem à festa de Chanucá. Após a purificação da Cidade Santa e da Casa de Deus, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) para que as luzes da Menorá fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Torá (Ex 27:20-21).

Chanucá celebra o milagre de Deus. A vitória da luz sobre as trevas. A certeza de que, mesmo pequenos, somos grandes com o Senhor.

Vamos celebrar o milagre de Deus?

0 comentários:

:: Devocional ::

:: Seguidores ::