Convertido ou Convencido :: 1 Parte ::

Posted: 10 de novembro de 2010 by Rede de Adolescentes in Marcadores: , , , ,
0

Pastor Bruno Bacelar
Rede de Adolescentes Igreja Batista da Lagoinha



Convertido ou convencido

Muitas pessoas diziam professar a fé cristã e freqüentavam cultos, participavam de pequenas reuniões, como células, grupos de estudos bíblicos ou oração, escola dominical e grupos de jovens ou adolescentes, mas hoje não estão mais vivendo este contexto. Quem não tem um amigo ou colega de igreja que está desviado? Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Esse era da igreja...” Quantos adolescentes “crentes” se desviaram do caminho do Senhor? Por que tem tanta gente que está há tanto tempo dentro da igreja e não muda? Ou por que o caráter não muda? Onde estão os que se dizem convertidos?

Depois de pensar e viver muito tempo dentro da igreja e ler sobre a salvação na Bíblia, cheguei à seguinte conclusão: dentro da igreja há pessoas que são convertidas e outras estão convencidas de que são crentes (acham que são convertidas). Em Mateus 13:26, Jesus também fala sobre esses dois grupos. Ele deu o nome a essas pessoas de joio e trigo. “E quando o trigo cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio” (RA).

Quero destacar aqui o que a Bíblia mostra sobre o convencido e o convertido.

Convencido:

A primeira atitude na vida de um convencido é o remorso, o qual é um sentimento de culpa que não vem acompanhado de mudança. O melhor exemplo de remorso é o de Caim (Genesis. 4:9-14). Ele ocorre quando nós mesmos, mental e moralmente enxergamos nossa culpa. O remorso faz a pessoa até mudar durante algum tempo. Ex.: Um casal cristão que namora na adolescência e têm relação sexual. Eles se sentem culpados, param durante um tempo, mas depois tudo volta como era antes. O remorso, geralmente, acontece com muitos adolescentes que dizem que não conseguem mudar na prática constante do seu pecado. A Bíblia diz que “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a divina semente permanece nele”. I João 3: 6, 9.

Outra característica a ser destacada no convencido, são as mudanças aparentes. Muitas pessoas decidem mudar e mudam. Ex.: Um adolescente é rebelde e enfrenta a mãe, vê que está errado e muda; outro que mexe com droga e bebida e larga o vicio. Todas essas mudanças não significam que o adolescente é convertido. O fato de alguém deixar de praticar algum mal e se tornar bom não tem nada a ver com a salvação. O único sinal de que um homem é salvo é o arrependimento. Há inúmeros casos de indivíduos que se transformaram sem a graça de Deus. Outro exemplo: Um adolescente que não professa a fé cristã vai num acampamento evangélico. Lá ele faz amizades com pessoas que vivem de “verdade” a fé cristã e, então, por causa do convívio dos dias de acampamento ele acaba se comportando bem. Todavia ele não se converteu ao evangelho. Há muitos que estão dentro da igreja e viveram essa mesma história, obtiveram mudanças ou não, mas não são convertidos. Este fato é uma convincente resposta que nos leva ao porquê das constantes quedas e vexames de alguns “crentes”.

Um ótimo exemplo de um grupo de pessoas convencidas que se preocupavam com a aparência eram os fariseus, escribas (doutores da lei). Jesus diz várias vezes que eles se preocupavam com o exterior, mas seu interior era vazio. (Mateus 23: 25 – 28). Existe uma galera de adolescentes assim também, que vive de aparências porque não quer perder amizades ou o status. Tem medo do que os pais falariam se soubessem da vida que levam fora da igreja, ou da maneira religiosa que levam o compromisso como um cristão. Estes aceitaram a Cristo como salvador, mas não como Senhor ou dono.

O convencido também acha que é convertido porque concorda com os princípios cristãos ensinados pelos pais e aprendido na igreja no período da infância ou adolescência. Porém não quer praticá-los. O conhecimento e aprovação não são suficientes para ser um convertido. Não adianta ser um cristão que tem conhecimento da fé cristã, mas não a pratica. Lendo a História do jovem Rico (Lucas 18: 18 a 23) percebo a semelhança que existe entre ele e alguns adolescentes e jovens que cresceram dentro da igreja. Eles são meros religiosos, vazios, sem nada. Estão convencidos que são salvos, mas de salvos não têm nada. O convencido conhece a religião, mas não conhece o Deus da religião. Tiago. 2:19.

A Bíblia diz o que acontecerá com o convencido. Existem vários textos que falam sobre o destino das pessoas que não são convertidas. Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13: 36 a 43), no texto do grande julgamento (Mateus 25: 35 – 46) e ainda em tantos outros textos da Bíblia podemos ter uma idéia de qual será o fim eterno do convencido: a separação eterna de Deus.


Continua...

prbruno.bacelar@gmail.com

0 comentários:

:: Devocional ::

:: Seguidores ::